23 de set. de 2009

Conhecimento, Educação, UNESCO, F1 e Drogas

1. A luta vitoriosa pela vida do adolescente do interior pernambucano, acometido de raiva humana – doença tida como incurável - encerra várias lições, a mais importante delas sendo o valor incomensurável da geração e difusão do conhecimento. Usando o Protocolo de Milwaukee (USA) para o tratamento, os jovens profissionais brasileiros da área de saúde, competentes e dedicados, lograram esse feito notável, mesmo com os recursos limitados de um modesto hospital público de Recife. Conhecimento, o mais importante fator de desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida no século XXI. Alguém ainda duvida ? Parece...
2. A receita para chegar lá começa com um sistema público de ensino fundamental de qualidade para toda população. Massificar a busca e o aproveitamento de talentos em todas as classes sociais, esse é o objetivo a perseguir. E isso o Brasil nem de longe faz. Nossa realidade é um sistema público que universalizou um ensino fundamental de quinta categoria, excluindo desde cedo pobres e remediados que o frequentam e destinando-os a um futuro medíocre com muita bolsa-família ou cotas enganadoras em Universidades que aqliás se deteriorarão a médio prazo. Quantos talentos o Brasil perde por essa odiosa discriminação !
3. Em texto deste blog intitulado “Brasil Não Sabe Votar”, postado em 26/05/2009, mencionei o apoio equivocado do Brasil ao candidato egípcio à Diretoria-Geral da UNESCO, em detrimento da candidatura - que então surgia - de um brasileiro. A eleição foi realizada e o candidato egípcio, apoiado pela diplomacia do Brasil, foi derrotado pela búlgara Irina Bokova que será a primeira mulher a dirigir a instituição. Irina Bokova é um remanescente da elite comunista búlgara, com uma formação intelectual e profissional esmerada, da qual se espera que faça a UNESCO voltar à normalidade, porque nos últimos anos a instituição foi muito mais atuante na ação política, estéril, do que em educação, ciência e cultura, a que deveria dedicar-se de acordo com seus objetivos constitutivos de agência especializada da ONU.
4. Tenho um amigo que é um cínico, na acepção filosófica do termo. Em sua última “tirada” de humor ele me afirmou que “de agora em diante só acreditarei em acidentes nas corridas de Fórmula I quando houver mortos e feridos – de preferência mortos... “
5. Estou lendo o livro “Escolas, Conhecimentos e Culturas”, de Adelia Maria Koff, que foi Gerente-Pedagógica do MOBRAL. A introdução é de Vera Maria Candau, uma educadora competente que se caracteriza por ser discreta como todos os bons profissionais e por isso não recebe as homenagens que merece pelo seu trabalho. Vera Candau faz uma defesa apaixonada da Escola como o espaço privilegiado do processo educativo – aquele, segundo ela, que permite que o mesmo se desenvolva em sua plenitude. Fez-me lembrar dos anos 60 e 70, quando Ivan Illich pontificou, de certa forma escandalizando os meios educacionais, ao advogar a desescolarização do ensino. Illich, assim como Piaget, foi meu colega no reduzido grupo de profissionais que a UNESCO convidou a escrever monografias para subsidiar os trabalhos da Comissão FAURE - que produziu a memorável obra “APRENDER A SER”. Brilhante, polêmico, Illich adorava “épater les bourgeois” e a mídia. Era um cético em relação à efetividade das instituições em geral.
6. O blog de Roberto Pimentel www.robertoapimentel.blogspot.com certamente proporcionará bons momentos de reflexão aos seus leitores, especialmente os interessados em ensino, voleibol, esportes e educação física em geral. Visitem e não se arrependerão...
7. A posição do ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso sobre as drogas, visando proteger seus usuários, segue a lógica de sua omissão no combate ao tráfico quando era Governo. Foi nesse período que os traficantes fizeram o seu maior progresso e criaram espaços onde a Lei não entra. Fazer um lobby dessa importância, no fundo para evitar a indispensável repressão aos viciados, que financiam os traficantes, faz-nos crer que FHC desistiu de sua aspiração maior, de ser considerado um estadista – uma pretensão inatingível para um governante que nunca saiu do muro.

2 comentários:

  1. Olá Arlindo
    Que bom que você está lendo o meu livro.
    Poder partilhar com você as minhas reflexões sobre a escola é uma honra e será enriquecedor quando receber suas críticas e/ou observações.

    "Pensar e fazer educação" tem me ocupado há muitos anos e com você fiz muitos aprendizados, principalmente sobre políticas públicas e gestão na área da educação.

    Meu texto é um estudo de caso que envolve reorganização curricular e do conhecimento escolar. Meu desejo é contribuir para a construção de uma escola mais antenada com a exigências do mundo atual e que as crianaçs e os adolecentes possam encontrar nela espaço e tempo comprometidos na perspectiva de formá-los como sujeitos de direitos, críticos, criativos, mais solidários, construtores de uma sociedade mais justa e, por que não, mais feliz. Pode ser uma utopia, mas acredito que essa mesma utopia me move para seguir em frente.

    Vera Candau também é minha mestra e amiga. Uma educadora de primeira linha a quem devo muito do que aprendi para poder ser hoje docente e pesquisadora na universidade.

    Posso dizer que tive muita sorte, porque tive mestres incríveis como vocês dois.

    Aguardo seus comentários quanto ao meu livro. Com carinho, Adélia

    ResponderExcluir
  2. Agradeço sua referência ao blog. Estou convicto de que com seu incentivo e conselhos possa auxiliar professores e treinadores na difícil tarefa de ensinar. Parafraseando a Professora Adélia, "tive muita sorte em ter a sua amizade".
    Roberto Pimentel.

    ResponderExcluir