23 de jul. de 2009

TAMIFLU SIM, MAS NA VALIDADE...

1.Quando me decidi por ter um BLOG, a intenção era a mais construtiva possível: como trabalhei com grande empenho por muitos anos, algumas de minhas experiências talvez ainda possam ser úteis e resolvi partilhá-las. Neste momento, porém, meu espírito é de revolta, nada construtivo !
2.Após ter postado o texto “SOS NOVA GRIPE ! TAMIFLU JÁ !” vi no jornal da TV BANDEIRANTES, no início da noite, uma reportagem em que pacientes da rede pública de saúde de São Paulo, com gripe suína, receberam o medicamento TAMIFLU com a data de validade vencida! Uma etiqueta colada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) estende o prazo de janeiro de 2009 até o próximo ano. O Ministério da Saúde garantiu à reportagem que os remédios ainda são eficazes contra a nova gripe e informou que foi estendida a validade de 50 mil comprimidos do medicamento, que estavam nos estoques estaduais.
3. O fabricante do medicamento – ROCHE - explicou na mesma matéria que a prorrogação foi feita depois de estudos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Saúde. Para a decisão, foi levada em consideração a estabilidade do produto, com base na forma de armazenamento no estoque. A reportagem da BAND mostrou no vídeo um documento em que a ROCHE e a ANVISA aprovavam oficialmente a extensão da validade do TAMIFLU.
4.Tudo parece muito estranho porque o site oficial da ROCHE no Brasil, no seu FAQ (perguntas mais frequentes), ao responder à indagação: - O que fazer com medicamentos vencidos? – afirma: “Não recomendamos o consumo de medicamentos cujo prazo de validade tenha expirado, pois pode ser prejudicial à sua saúde ou não causar efeito desejado para o seu tratamento. Caso tenha realizado a compra do medicamento já com o prazo de validade expirado, recomendamos que retorne à farmácia ou drogaria e informe o ocorrido. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através do telefone 0800 77 20 289.”
5. Já no site da ANVISA, http://www.anvisa.gov.br/profissional/medicamentos/farmacia_caseira.htm fica estabelecido: “A data de validade do medicamento expressa em sua rotulagem é definida por testes laboratoriais técnico-analíticos que confirmam o período da atividade farmacológico-terapêutica, sem alterações na composição decorrentes das ações do tempo. Portanto, a data de validade expressada na rotulagem deve ser, rigorosamente, seguida, já que o medicamento vencido poderá causar efeitos diferentes das suas indicações terapêuticas originais. Por isso, descarte e inutilize sempre todo medicamento com data de validade vencida.”
6. Agora minhas perguntas: a) será que medicamento vencido não faz mal a pobre e à classe média menos aquinhoada ? – porque quem frequenta o sistema público de saúde só o faz por absoluta impossibilidade de ter alternativa, é claro b) será que aquelas histórias tenebrosas que contam repetidamente acerca dos laboratórios multinacionais e suas formas de ganhar dinheiro fácil – histórias que eu sempre repeli - se tornaram verdadeiras ? c) quando, em que quantidades e de que modo foram feitas essas gigantescas compras de antivirais pelo Governo ? d) qual a razão de os Governos multarem pesadamente os fabricantes e comerciantes que têm em seus estabelecimentos remédios, alimentos e outros produtos fora do prazo de validade ? e) quem vai me devolver o dinheiro que joguei fora até hoje, descartando produtos com data vencida ?
7. Amigos, o Brasil está muito doente...moralmente doente.
8. Estamos vivendo um clima irrespirável. Gente, o nome é Temporal !

6 comentários:

  1. A Propósito,saiu na Zero Hora-24:
    Brasileiros correm ao Uruguai para comprar um novo artigo que uni-se aos produtos dos free shops como objeto de desejo dos brasileiros que visitam as cidades uruguaianas da fronteira-é o tamiflu, medicamento utilizado no tratamento da gripe A.Só em uma farmácia de Rivera, fronteira com Santana do Livramento,foram vendidos nos últimos dois dias mais de 80 caixas do remédio para brasileiros com o custo de R$100 a caixa com 10 comprimidos. e vida que segue Thereza Bulhões

    ResponderExcluir
  2. Thereza: agradeço a informação que me ajuda a formar o quadro do que está acontecendo. Arlindo

    ResponderExcluir
  3. Alguem sabe me dizer a prazo de validade do tamiflu?

    Thiago

    ResponderExcluir
  4. Caro Thiago: não me lembro da validade, mas tenho uma idéia, porque tomei TAMIFLU no primeiro dia de uma gripe comum, logo que ele chegou ao Brasil (há 5 ou 6 anos). O resultado foi sensacional pois após o segundo comprimido os sintomas sumiram. Lembro que custou R$ 100 a caixa. Meses depois a RAIA fez uma promoção a preço mais baixo e como tinha dado tão certo, comprei mais duas caixas. Não me lembro da validade mas acabei jogando fora essas duas caixas, porque passaram da validade e na minha casa ninguém teve gripe. Deduzo daí que a validade deveria ser pequena, talvez de um e no máximo de dois anos. Arlindo

    ResponderExcluir
  5. Acabei de verificar na caixa do Tamiflu 75mg a validade do medicamento até 01/2009 e rotulado novamento com a prorrogação para 2010. Estou preocupado uma vez que o quadro apresentado desde 06/09/09, foi grave com parada respiratória. Agradeço informações.
    Luiz

    ResponderExcluir
  6. Caro Luiz: creio que você deve se dirigir ao Laboratório ROCHE, fabricante do TAMIFLU e à ANVISA, órgão federal responsável pela vigilância sanitária. Ambos têm site na Internet. Boa sorte. Arlindo Lopes Corrêa

    ResponderExcluir