2. As cargas horárias dos cursos, já normalmente tão reduzidas no Brasil, diminuem ainda mais, na prática, por esse absenteísmo crônico dos docentes. Trata-se de um fator de peso ponderável no agravamento do precário aproveitamento escolar em nosso País.
3. A Educação à Distância (EAD) está crescendo vigorosamente no Brasil e é claro que seus materiais impressos, áudios, vídeos, programas de TV e para computador – hoje produzidos em grande quantidade - também serviriam emergencialmente como apoio e complemento às disciplinas dos cursos presenciais. O inaceitável é simplesmente dispensar os estudantes de seus afazeres escolares e condená-los a uma formação medíocre.
4. No caso da Cidade do Rio de Janeiro temos o instrumento mais importante para concretizar essa idéia tão elementar: um centro de produção multimeios, a MULTIRIO, empresa municipal carioca com 15 anos de experiência, desde janeiro dirigida por Cleide Alves Ramos, especialista reconhecida na área. Várias técnicas encarregadas da produção pedagógica na MULTIRIO trabalharam no MOBRAL – a própria Cleide, Marília Scófano, Hilda Freire e Vilma Liporace. Conhecendo sua experiência, posso afirmar com certeza que recebendo apoio político e financeiro suficiente estão capacitadas para produzir programas da melhor qualidade, enriquecendo o ensino do Rio de Janeiro e suprindo a grave lacuna apontada.
5. E não só na educação da Capital... Considerando o bom entrosamento do Prefeito Eduardo Paes com o Governador Sergio Cabral, a MULTIRIO pode prestar bons serviços às escolas estaduais do interior e às redes municipais. Em contrapartida, o Consórcio CEDERJ (formado pelo CECIERJ e as Universidades públicas que atuam em nosso Estado) poderia ter seu know-how de educação à distância no ensino superior aproveitado para o aperfeiçoamento continuado e a promoção dos professores do Município da Capital.
6. O MOBRAL foi pioneiro na adoção de novas tecnologias educacionais no Brasil. A primeira realização foi o treinamento de milhares de alfabetizadores via rádio, em 1972, para ampliar rapidamente a capacidade de atendimento do órgão. Da mesma forma, o Programa de Educação Integrada (curso primário) via rádio foi outro projeto notável, assim como o “Domingo MOBRAL”, de conteúdo cultural, produção radiofônica competente de Regina Ghiaroni, com locução a cargo do perfeito Sergio Chapelin. Ao final dos anos 70, graças ao trabalho hercúleo da Gerência Pedagógica do MOBRAL, dirigida pela Professora Adélia Maria Koff, auxiliada por sua Adjunta Suzana Kaz, foi produzido o pioneiríssimo Programa de Alfabetização Funcional pela Televisão, veiculado em cadeia nacional e cuja qualidade foi reconhecida internacionalmente. A equipe que venceu esse desafio era formada por Heloisa Melhado, Leonor Leal, Vilma Galvão, Marília Scófano, Carmen Sá Freire, Stella Sitnoveter e o mestre do som, Antonio Faia, elo de ligação com a TVE. O Programa de Autodidatismo, semipresencial (monitoria disponível aos sábados e domingos, nos 1.350 postos culturais do MOBRAL), com material impresso de excepcional qualidade, para regiões rurais remotas e servindo também para a educação continuada dos alfabetizadores, foi outra inovação relevante. Além disso, as 1.000 supervisoras do MOBRAL, que dispunham todas de um reprodutor de som, eram constantemente treinadas por material impresso e fitas de áudio produzidas no MOBRAL Central. Uma experiência de alfabetização de adultos com máquina de ensinar de procedência americana (Chicago) foi tentada, mas como seus resultados não justificariam o investimento, o projeto foi descontinuado.
7. As TIC revolucionam as práticas de outros setores sociais muito importantes.
Está sendo lançado em Buenos Aires (17/06/2009) o livro intitulado
TELECAPACITADOS: el Teletrabajo para la inclusión laboral de las personas con Discapacidad, contendo os resultados de pesquisa realizada simultaneamente na Argentina, Brasil, Chile, Colombia, El Salvador, México, Peru, República Dominicana e Uruguai. Com a participação proeminente da cientista social argentina Sonia Boiarov, o estudo indica como o teletrabalho, realizado do próprio lar utilizando o computador, pode ser uma alternativa viável e sobretudo humana para a inclusão laboral das pessoas com necessidades especiais. Uma idéia a ser concretizada, especialmente em cidades de trânsito caótico e acessibilidade precária para as pessoas deficientes.
16 de jun. de 2009
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
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Fantástico Arlindo! Sempre acreditei que a Escola deveria ser a extensão da nossa casa. Penso que assim , diminuiríamos os índices não só de criminalidade, em todos os sentidos, bem como de alguma forma supriríamos a ausência dos pais/responsáveis, e ainda daríamos a portunidade de um desenvolvimento global de maior qualidade.
ResponderExcluirO trabalho do MOBRAL está aí até hoje, provando que quando reunimos esforços, deixando as vaidades de lado em benefício do bem comum, conseguimos atingir ao outro nas suas necessidades reais, e dando oportunidade de crescimento com dignidade! Bj e mais uma vez valeu!!! Vânia França.
Arlindo,
ResponderExcluirGostei deste momento em que coloca o assunto Educação à Distância. Enquanto aguardo providências técnicas para o lançamento de meu site, estou frequentando o curso "E-learning e Redes Sociais Online" sob os auspícios do IBICT -Inst. Bras. de Informações, Ciências e Tecnologias, proferido pela professora americana Carolina Haythornthwaite. Imagino que possamos aliar Tecnologia e Educação, com a vantagem de ser um elo permanente com as escolas. E nada melhor do que fornecer aos professores de Ed. Física ferramentas modernas para que o esporte na escola seja fator agregador. Esta é uma de minhas propostas. Além disso, as propostas se ampliam no sentido da Multidisciplinidade, o que favorece a todos os docentes. Que tal fazermos parcerias com suas colaboradoras? Vou precisar muito delas pelo que já me informei no curso. Caso haja interessadas, estou à disposição para contatos (O Arlindo poderá fornercer-lhes minha direção).
Roberto Pimentel.
Arlindo
ResponderExcluirNovamente, com mais um consistente texto, fundamentado na sua imensa experiência, você aborda, com muita propriedade, um assunto de extrema importância para o aperfeiçoamento da educação em nosso País, pois nesse mundo que habitamos passamos a viver o tempo imposto pela Tecnologia da Comunicação, a indústria que mais se desenvolveu nas últimas duas décadas, fazendo com que tudo , ou quase tudo, seja possível em segundos.A internet e as transmissões via satélite trouxeram o planeta para as telas das nossas TV e dos nossos PC.Em tese, não precisaríamos ir tão amiúde aos correios,bancos, supermercados, às farmácias, etc.Tudo ficou mais fácil, ao alcance dos nossos dedos.
Por que então não utiizar todas essas vantagens para incrementar, ainda mais,o aproveitamento escolar, em nosso País,valendo-se, inclusive,do pioneirismo do MOBRAL ?
As modernas TIC, na minha opinião,despertam grande interesse dos alunos, têm condições de ilustrar de maneira realista os fatos em estudo e evitam os riscos inevitáveis de falhas em certas demonstrações feitas ao vivo, não dispensando, entretanto, a orientação do professor, fator decisivo em qualquer plano da educação.Isso tudo para não falar da inclusão de um número maior de alunos.
Na quinta-feira, dessa semana, fui agradavelmente surpreendido, no rádio do carro, por uma bela entrevista da professora Cleide, na CBN, abordando esse assunto tão importante para quem ainda se interessa pelo futuro do nosso Brasil.Pareceu-me uma profissional de preparo esmerado e de sólida formação.Excelente a exposição.Muito bem articulada, segura e organizada, a professora deu o seu recado.
É isso aí.Acho que já escrevi demais.Parabéns meu amigo por mais esse texto.
Um abraço,
Ronaldo